10 dicas simples para decorar um aquário

A observação de peixes num aquário é um passatempo tranquilo e relaxante que ajuda a recuperar as forças e a ultrapassar os problemas do dia-a-dia. No entanto, além de contemplar a perfeição dos peixes, também é possível admirar a beleza do aquário e para isso é necessário que ele esteja bem decorado. Conheça 10 dicas simples para decorar um aquário e transforme por completo a beleza da casa dos seus peixinhos.

Créditos Imagem
Licença: 
CC Attribution 2.0

1. Escolha um tema divertido

Antes de iniciar a decoração do aquário tenha em mente que, se fizer de forma aleatória, poderá deixar um visual agressivo e sem harmonia nas combinações e, por isso, deve-se escolher um tema com antecedência. Existem diversas opções de temas e, escolhendo os desenhos animados, por exemplo, pode deixar o ambiente mais alegre e descontraído. “A Pequena Sereia” e “Bob Esponja” são alguns exemplos de temas para decoração de aquários. A partir da escolha do tema, poderá começar a decoração seguindo as outras dicas, descritas abaixo.

2. Adicione peixes de várias cores

Vários peixes com cores diversificadas podem dar vida à decoração de um aquário natural. Abuse desta possibilidade e adicione peixes de várias cores no aquário, mas informe-se antes; espécies agressivas podem tirar a tranquilidade do aquário. Sendo assim, dê preferência às espécies mais sociáveis.

3. Cole um adesivo como plano de fundo no aquário

O aquário pode ganhar um aspeto totalmente novo e mudar o ambiente da casa ou do escritório onde for colocado ao colocar um adesivo que servirá como plano de fundo. A imagem do plano de fundo pode ser escolhida para combinar com o tema escolhido para a decoração do aquário. Se o tema escolhido for o do desenho “Bob Esponja”, por exemplo, cole um adesivo de plano de fundo que o retrate. Dessa forma, o aquário ficará harmoniosamente decorado.

4. Use plantas mais destacáveis

As plantas são fundamentais para a decoração de um aquário. O lento balançar dos galhos no fundo pode gerar uma sensação de calmaria e, normalmente, os peixes adoram esconder-se neles, principalmente os mais tímidos. Utilize plantas mais altas e com folhas mais destacadas. Caso seja um aquário menor e não tenha tanto espaço, informe-se sobre as plantas que podem se adaptar perfeitamente ao tamanho do seu aquário.  

5. Deposite pedras coloridas para forrar o aquário

Ao depositar pedras coloridas no fundo deixa o aquário visualmente mais bonito e divertido com um tom de mágica. Tente combinar as cores com o tema escolhido para a decoração do aquário. Assim, ficará harmonioso e agradável aos olhos dos admiradores.

6. Acrescente placas de advertência

Qualquer aquário pode ficar mais divertido se acrescentarmos algumas placas simbólicas de advertência. Se estiver de acordo com o tema da decoração, então, melhor ainda. Imagine uma placa de “Cuidado: Tubarão” ou “Pesca proibida”. Vale abusar da criatividade para deixar o aquário com uma decoração exclusiva e com uma personalidade definida.

7. Espalhe conchas e rochas no fundo do aquário

Tanto os peixes quanto os amantes da aquariofilia vão adorar a presença de conchas e pequenas rochas no fundo do aquário. Estes fragmentos oceânicos vão deixar o aquário com uma característica de fundo do mar mais acentuada. Utilize conchas e rochas com um tamanho adequado às dimensões do seu aquário e toda a gente ficará rendida a estes encantos.

8. Incorpore adereços interativos no aquário

De acordo com o tema escolhido para decoração do aquário, alguns objetos interativos podem ser adicionados para agregar beleza, diversão e exclusividade. Introduza objetos como baús de tesouro que abrem e fecham para gerar bolhas de ar no fundo do aquário ou bonecos de mergulhadores que se movimentam pelo aquário.

9. Decore o aquário com objetos simbólicos

Outra forma de deixar a decoração do aquário mais interessante é acrescentar alguns objetos que simbolizem acontecimentos históricos. Vale a pena colocar no fundo do aquário um pequeno navio naufragado, uma cidade antiga em miniatura que represente a Atlântida ou até mesmo uma pequena garrafa de vidro. Estes objetos, além de despertar a curiosidade, liberam a imaginação dos admiradores.

10. Instale uma borda externa

É importante lembrar que podemos decorar o aquário também pela parte de fora. Dependendo do local em que for incorporado, ele pode receber um conjunto de borda externa que agregue um design visualmente mais agradável ao ambiente. Pesquise os tipos de suportes de aquário disponíveis. Pode associar esses suportes ao estilo da decoração da casa, escritório ou tema do aquário que podem ser modernos, rústico, retro, descontraído, entre outros.

A sua votação: 
0
Sem votos